Estudantes de Jornalismo se reúnem para organização de exposição

Por Cecília Fernandes - quinta-feira, junho 06, 2019

A exposição é o produto final da disciplina de Fotojornalismo e apresenta fotografias com temática relacionada à sustentabilidade, desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre

Estudantes da turma 52 de Jornalismo, da Universidade Federal de Goiás, discutem formas de executar ideias desenvolvidas na disciplina de Fotojornalismo. Foto: Cecília Fernandes

Na última quarta-feira (05), os estudantes do terceiro período de Jornalismo, da Universidade Federal de Goiás, se encontraram no Pátio das Humanidades, do Campus Samambaia para organizar os últimos detalhes da exposição "Até a última gota: a falsa abundância da água". Desenvolvido pela professora Lisbeth Oliveira, orientadora da disciplina de Fotojornalismo, as fotografias expostas são produtos desenvolvidos ao longo do semestre pelos estudantes da matéria.  

Com temática voltada para o consumo de água nos diferentes setores sociais, o evento têm como principal objetivo conscientizar os espectadores sobre a utilização da água no cotidiano e as formas de conservar esse recurso, além de levantar discussões e reflexões acerca do tema. A exposição estará aberta para visitações a partir de sexta-feira (07) no "Rolê das Artes", espaço interativo no Pátio das Humanidades que substituiu a antiga Livraria UFG.
Exemplo de fotografia presente na exposição. "Magnólia d'água", por Guilherme de Andrade. Reprodução: Flickr 
A primeira gota
 De acordo com a curadoria da exposição, a ideia central foi votada nas aulas da disciplina e desenvolvida com apoio de textos como o Atlas da Carne e o Manual de Educação para o Consumo Sustentável, sugeridos pela professora. Ao longo de três semanas, os estudantes fizeram trabalhos de campo para capturar imagens relacionadas ao tema, explorando diferentes regiões de Goiânia a fim de reunir fotografias documentais, denunciativas e jornalísticas.

Para compreender a situação do consumo de água no país, foi utilizado por alguns estudantes as informações organizadas pelo Instituto Trata Brasil. Segundo os dados publicados no site oficial, em 2016 foi contabilizado o consumo de 154,1 litros de água por habitante ao dia, sendo que indicação da Organização das Nações Unidas (ONU) para atender as necessidades básicas é de 110 litros ao dia. Além disso, o levantamento feito pela instituição mostrou que, no país, 35 milhões de pessoas não tem acesso a água tratada, caracterizando a situação brasileira quanto à utilização da água.
Os estudantes selecionaram e organizaram as fotografias para cada espaço expositivo no interior do Rolê das Artes. Foto: Cecília Fernandes

Expectativas
A estudante Maria Eugênia Nalini reconhece a importância do debate sobre a sustentabilidade nos tempos atuais, principalmente no meio universitário, em que pesquisas são produzidas para desenvolver a vida em sociedade. "O consumo do homem sobre o que a natureza produz se tornou desenfreado, mostrar nosso olhar sobre esse tema e incentivar a discussão é o primeiro passo para propormos mudanças nos hábitos de consumo.", explica a participante da disciplina e da organização da exposição.

Para Pedro Peralta, monitor da disciplina de Fotojornalismo e organizador da exposição, a expectativa em relação à exposição é o choque. "Não somente com as fotografias, mas com as instalações, a torre de lixo que os próprios alunos fizeram no espaço para incentivar a reflexão sobre poluição e água", explica o estudante de Jornalismo "Esse choque é importante para tocar no sentimento, no social de cada indivíduo para que não somente ele mude, mas também gere a mudança em como consome e se relaciona com a sustentabilidade." 

A exposição estará no Pátio das Humanidades, do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás até o final de agosto. Para encontrar o espaço, basta seguir as indicações do mapa a seguir.

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários