Resenha: Outros jeitos de usar a boca

Por Cecília Fernandes - segunda-feira, outubro 02, 2017


Finalmente, minha edição desse livro chegou até aqui em casa e eu nunca me senti tão feliz com uma leitura como me senti durante as páginas desse livro. Muitas pessoas haviam me indicado lê-lo, tanto como inspiração para minhas próprias poesias, quanto para um aprendizado positivo, e eu acabei comprando-o pelo Submarino por um preço super bacana e em conta. 
Depois de me deliciar mil vezes com cada página, decidi falar sobre o livro aqui, apesar da minha tão conhecida preguiça de resenhar um livro. Espero que gostem.

O livro é escrito pela maravilhosa Rupi Kaur, uma escritora e artista indiana migrou para o Canadá e aos 24 anos publica livros incríveis e sinceros. O livro "Outros jeitos de usar a boca" é uma tradução de sua primeira obra intitulada de "Milk and honey", publicada independentemente pela escritora que alcançou um público enorme e variado quando sua obra ganhou sucesso. 

Dividido em quatro partes - a dor, o amor, a ruptura e a cura - o livro trás poesias sinceras, brancas e livres assim como a própria Rupi se releva dentro das páginas, ilustradas por ela mesma. 


Abordando temas relacionado a feminilidade, ao abuso, a sexualidade, ao coração partido e muitos outros ligados ao emocional, Rupi conta algumas histórias de sua vida e seus aprendizados durante todos os processos difíceis que enfrentou, mostrando-se como uma mulher forte em constante transformação, defendendo o empoderamento feminino e a liberdade das mulheres. Através de poesias pequenas, simples e claras, ela utiliza de metáforas e comparações para compor as mensagens que deseja transmitir.

O livro é super simples e direto, sendo possível termina-lo em poucas horas, tornando a leitura dinâmica e ainda assim atingindo o leitor a cada palavra, transportando-o para as experiências vividas e retratadas em duzentas e poucas páginas incríveis e recheadas de sentimentos variados.

O que mais me atraiu na leitura desse livro, além do hype que ele tem na internet e todas as opiniões positivas que ouvi de youtubers e blogueiros, é a força que ele transmite. A Rupi me fez sentir minha própria força, encontrar uma voz que antes estava quieta em mim e me fez gritar versos incríveis de minha própria autoria, ela me mostrou que eu posso ser sim uma mulher forte e apesar das minhas cicatrizes continuar vivendo e realizando tudo, sem me culpar, sem me colocar para baixo por conta do meu erro.

O amor que sentimentos em cada página transcende das palavras e acaba atingindo a quem lê, independente do gênero, da etnia e do sexo, "Outros jeitos de usar a boca" busca simplesmente mostrar a realidade de uma escritora e de muitas mulheres da forma mais bonita possível: por meio da poesia. É um livro que eu indico para todas as pessoas, não somente por conta do preço acessível ou da leitura fácil, mas justamente pelo sentimento que o livro causa durante todo o processo de reconhecimento e entendimento do que existe dentro dele.

Dados:
Nome: Outros jeitos de usar a boca
Autor: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Lançamento: 2014
Nº de páginas: 205
Instagram da escritora: aqui
Site oficial: aqui
Classificação: 

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários