Estão matando a criatividade

Por Cecília Fernandes - sábado, julho 19, 2014


Eu convivo com muitas pessoas criativas no dia-a-dia, a maioria delas são pessoas mais velhas que estão na fase de vestibular ou já estão no mercado de trabalho, por ser como eu sou, gosto de observa-las durante o dia, faço isso com minha própria família sempre que posso como se estivesse analisando uma espécie diferente da minha.
Com essa "análise" eu percebi que a criatividade deles está sumindo a cada dia por culpa das pressões da vida. Trabalho. Escola. Contas. Tarefas. Deveres. Tempo. Dinheiro. Futuro. Pressa. Problemas. Aos poucos todos esses fatores vão matando a criatividade das pessoas em geral, são tantas responsabilidades e tantos problemas que não sobra tempo para ser criativo, e isso é um dos maiores crimes. 
Pesquisei sobre o trabalho de um artista anônimo que procura registrar como as pessoas, desde crianças, são impulsionadas a serem alienadas e não estimularem o lado criativo do cérebro e decidi escolher um que retrata exatamente o que estou tentando dizer.

"O que eu quis dizer é que as pessoas são impulsionadas a matar seu lado criativo, são impulsionadas a seguir uma linha de raciocínio, são forçadas a se tornarem alienadas a responsabilidades, problemas e dificuldades. Aos  poucos a pessoa não sente vontade de criar algo ou agir. Apenas de seguir o mesmo padrão e quando questionada por uma criança a resposta é sempre a mesma: "É assim que as coisas são". 
Comentário do artista sobre a imagem

"É assim que as coisas são." Ouvi essa resposta de meus professores durante meu período de criatividade inúmeras vezes e nunca acreditei que as coisas tem que ser como são. Na minha fase dos "por ques" da vida procurava ir a fundo e entender o significado disso. Nunca consegui entender, mas hoje eu vejo que "as coisas são assim" porque ninguém está disposto a muda-las.
O que eu quero dizer é que aos poucos a criatividade vai sumindo do coração das pessoas e é substituída pelo peso da vida real.
Tire pelo menos 5 minutos do dia e faça algo criativo!
É um desafio ;)

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários