Fim de uma era, mas não da minha aventura na internet

Por Cecília Fernandes - segunda-feira, julho 20, 2020

foto autoral
Este é um texto de despedida. 

Há pouco mais de um ano, publiquei o último texto aqui no Literamaniaca para encerrar a disciplina de Jornalismo na Web utilizando deste blog que significou tantas coisas na minha vida. Hoje, venho aqui oficializar o encerramento desse projeto, mas não necessariamente o fim da minha aventura na internet. 

O Literamaniaca surgiu em maio de 2014 como resultado de um delírio pós-leitura do último livro da série A Seleção, da escritora Kiera Cass. No dia 31 de maio daquele ano, a jovem Cecília de quatorze anos de idade realizava uma das suas primeiras viagens para São Paulo e conseguia acesso ao livro de encerramento da trilogia que era o assunto em todas as rodas de leitura, dentro e fora da internet. 

Completamente eufórica com o final do livro, que consumi em um dia isolada dentro do hotel que estava hospedada com o meu pai, decidi jogar tudo para cima, abrir uma página de blog na internet e colocar minha resenha opinativa, sem revisão ou pensar duas vezes

De lá para cá, muita coisa mudou. 

A resenha foi muito bem recebida pela blogosfera de garotas leitoras que, como eu, estavam surtando pelo final do livro. Além disso, alguns amigos viram a publicação e começaram a apoiar que eu escrevesse mais sobre minhas leituras e acabei então me inserindo profundamente nesse universo de blogs. 

Na época, era uma febre entre as pessoas ter um blog, assim como a produção de conteúdo no Instagram é hoje. Decidi colocar a mão na massa e adaptar o layout do blog de um código em HTML sem ter a menor ideia de linguagem de programação, mas aprendi no ódio e com muita dedicação o Literamaniaca evoluiu até o design de hoje, e eu evolui junto.

Desde aquela noite paulistana em maio de 2014, grandes eventos se sucederam. Me formei no ensino médio, ingressei no curso dos meus sonhos, Jornalismo Bacharelado, completei dezoito anos (hoje dezenove), tirei a carteira de motorista, me tornei oficialmente bilíngue com certificação da Universidade de Michigan e tudo, me meti com marketing e me vi em empresas que nunca pensei trabalhar, mas que me ensinaram muito apesar dos pesares. 

Acima de tudo, me apaixonei pela Fotografia e encontrei uma nova forma de escrever: com as imagens. Atualmente, me dedico quase que integralmente à Fotografia e quando não, tento inserir o que aprendi com essa arte nos meus trabalhos de escrita, Jornalismo, rádio e audiovisual. 

Descobri que meu propósito é contar a história de pessoas reais, compartilhar as experiências e aprendizados que obtive com elas por meio do meu trabalho e, assim, tentar criar uma reflexão nas pessoas e causar uma mudança individual e coletiva. Hoje, coloco isso em cada clique que faço lá no @eucecilias, mas também em cada texto Jornalístico salvo no meu Medium, em cada publicação das minhas aventuras profissionais no LinkedIn, na minha coluna de indicações do YouTube e em todos os projetos em que estou atualmente.

O Literamaniaca foi a semente que me permitiu crescer até onde estou hoje, e que com certeza me ajudará a crescer a lugares ainda melhores que me esperam por aí. Entretanto, é preciso encerrar esse ciclo antes de iniciar outros. 

Não faço isso com dor no peito, mas com muita gratidão por cada um dos cento e quarenta e seis textos que foram escritos aqui ao longo do ano, por cada um dos leitores fiéis que acompanhavam o blog mesmo quando eu sumia por um mês por conta do ensino médio e por cada trabalho que foi documentado aqui, seja por uma resenha, uma crítica ou um texto reflexivo. 

Encerrar o projeto não significa apagar o blog da internet, pois ele é um case de sucesso na minha vida e um portfólio da minha evolução na escrita e na vida. Aqui foi o meu primeiro laboratório de Jornalismo e é sempre bom ter um espaço com minha origin story bem documentada. 

Deixo o blog aqui, mas com essa mensagem de encerramento dizendo que você pode me encontrar em vários outros lugares da internet, pois a produção de conteúdo nunca vai ser encerrada na minha vida, pelo menos eu espero. No final dessa postagem está o link para encontrar mais informações sobre meus projetos atuais.

Muito obrigada por acompanhar toda essa jornada no Literamaniaca.

Um beijo, e até breve! 

Onde me encontrar:
Acesse ao meu campsite aqui e veja todas as minhas invenções de moda mais recentes

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários